Localização

Rua Melvin Jones, 136, Campo Alegre

Contato

(31) 3761-5511

Email

apaecl@yahoo.com.br

Saúde

Serviço de Reabilitação da Deficiência Intelectual 

Serviço de atendimento clínico especializado e continuado, desenvolvido por equipe multidisciplinar, composta por Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Fonoaudiólogo, médico Neurologista e médico neuropediatra com objetivo de oferecer atenção integral e terapêutico especializado às pessoas com Deficiência Intelectual, visando a habilitação e reabilitação clínica funcional, melhoria da qualidade de vida, ampliação de potencialidades laborais, independência nas atividades de vida diária e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

 

Público-alvo e forma de acesso: Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno de Espectro do Autismo – TEA, encaminhados pela Junta Reguladora da Saúde de Conselheiro Lafaiete, com exceção dos neonatos de risco que são encaminhados pelas maternidades após alta dos mesmos.

 

Avaliação Inicial 

Tem por objetivo conhecer as necessidades do paciente para direcionar o tratamento, estabelecendo objetivos e metas para os atendimentos, promovendo ainda a participação familiar e o processo de alta;  

 

Estimulação Precoce

 

Atendimento especializado de caráter preventivo e terapêutico, com o objetivo de estimular o desenvolvimento global dos pacientes o mais precoce possível, minimizando os efeitos da deficiência,  envolve a criança de 0 a 6 anos.

 

Serviço Social 

 

Na área da saúde trabalha na defesa dos direitos dos usuários e orienta sobre aspectos relacionados aos serviços de saúde que são oferecidos

 

Fisioterapia

O serviço de Fisioterapia tem por objetivo preservar, manter, habilitar e/ou reabilitar a integridade de órgãos, sistema ou função das pessoas com deficiência que tem indicação para este atendimento. 

 

Fonoaudiologia 

O serviço de Fonoaudiologia tem como objetivo a estimulação do desenvolvimento da fala, da  linguagem oral e escrita e das funções orofaciais e deglutição.

 

Psicologia

O serviço de psicologia tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento cognitivo, aumentar a qualidade da vida social e proporcionar o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, além disso, trabalha no apoio e orientação das famílias.

 

Terapia Ocupacional 

 

O serviço de terapia ocupacional tem o objetivo de desenvolver a autonomia e independência dos indivíduos, visando a prevenção e o tratamento de alterações físicas, cognitivas, perceptivas e psicomotoras, prevenir deformidades, realizar adequações posturais e indicar adaptações para atividades de vida prática.

 

ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO

O serviço de atendimento médico é o órgão responsável pelo atendimento e acompanhamento clínico da pessoa com deficiência e  pela orientação da equipe quanto aos aspectos médicos no processo de atendimento. O serviço é exercido por profissionais médicos especializados em neurologia e neuropediatria.

 

Equoterapia

A equoterapia é um atendimento especializado que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A equoterapia é desenvolvida de forma individual, uma vez por semana, 30 minutos cada paciente, com auxílio e abordagem de uma equipe multidisciplinar, composta por um equitador que responsável pelos cuidados com o cavalo, ajuda a escolher o cavalo conforme a personalidade e característica do praticante, maneja e conduz o cavalo, treina cada animal, ensina os membros da equipe a montarem, conduzir e exercitar o cavalo. Um Fisioterapeuta que auxilia no processo de inserção e elegibilidade na equoterapia das pessoas com deficiência. Realiza as triagens para os praticantes dos quadros físicos e motores para o início do atendimento, e um Psicólogo que desempenha um papel importante visando à estimulação do praticante, percebendo suas potencialidades e seus limites, bem como proporcionando a ele, mecanismos que possibilitem a aproximação desse indivíduo com o cavalo, bem como a conscientização corporal, autoconfiança e noção de limite. O cavalo tem um movimento tridimensional e desempenha o papel de agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, exigindo do participante muito esforço e desempenho para com o corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio. A prática é desenvolvida em dois tipos de solo a variar de acordo com as necessidades do praticante: no picadeiro com solo de areia e/ ou em gramado cujo solo é mais compacto.

 

Público-alvo: Pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno de Espectro do Autismo – TEA.