Celebrado no dia 21 de março (21/03), o Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.
O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.
T21 (Trissonomia 21)
É a forma correta para classificar a Síndrome de Down… nomenclatura por muito tempo usada, até que em 1959 Jerôme Lejeune, pediatra e geneticista francês, descobriu que a causa da Síndrome de Down é a presença de um cromossomo extra no par 21. Lejeune foi um defensor ativo da proteção da vida de pessoas com Trissonomia 21. As pessoas achavam que a nomenclatura Síndrome de Down tinha relação com tradução da palavra “down” (conotação pejorativa).
Por esta Razão, na década de 80, Dr. Jerôme Lejeune manifestou sua intenção em mudar o nomenclatura para TRISSONOMIA 21 – T21







